17 de dezembro de 2011

Movimentos sociais entregam dossiê sobre os megaeventos no Brasil


*Reportagem escrita disponível em português e espanhol


Coletivo Tatuzaroio



Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), a Associação Nacional dos Comitês Populares da Copa entregou na última terça-feira, dia 13, simultaneamente nas 12 cidades sedes da Copa do Mundo, o dossiê “Megaeventos e direitos humanos no Brasil”. No Rio de Janeiro, a atividade reuniu diversas organizações da sociedade civil que se concentraram na parte externa da prefeitura da capital para entregar o dossiê às autoridades.


Além da entrega do documento, foi realizado um ato simbólico na porta do órgão, onde organizações levaram parte dos escombros das comunidades removidas de forma arbitrária em diversas áreas da cidade por conta dos megaeventos, como forma de protestar contra os atropelos que as pessoas estão sofrendo.

A entrega do dossiê é parte do processo de resistência social frente aos diferentes tipos de violações dos direitos humanos ocorridos em nome dos eventos esportivos que receberá o Brasil, e em particular o Rio de Janeiro. O texto aborda principalmente temas referentes a problemática da moradia, dos direitos trabalhistas, informação e participação cidadã, acesso aos serviços públicos, mobilidade e segurança pública.

Conheça o dossiê completo clicando aqui.
Los movimientos sociales entregan dossier sobre los megaeventos en Brasil


Coletivo Tatuzaroio

Con motivo del reciente Día Internacional de los Derechos Humanos (10/12), la Asociación Nacional de los Comités Populares de la Copa decidieron hacer entrega en forma paralela en las 12 ciudades sedes de la copa del mundo, el dossier “Megaeventos y derechos humanos en Brasil”.

El día 13 de diciembre diferentes organizaciones de la sociedad civil se congregaron fuera de la prefectura de la ciudad para entregar el dossier a las autoridades. Junto a la entrega se realizó una manifestación simbólica en las puertas del lugar, donde las organizaciones llevaron parte de los escombros de las remociones arbitrarias que se están realizando en diferentes comunidades de la ciudad en nombre de los megaeventos, como forma de protestar contra los atropellos que las personas están sufriendo.

La entrega del dossier es parte del proceso de resistencia social frente a diferentes tipos de violaciones que se ejecutan en nombre de los eventos deportivos que recibirá Brasil y Rio de Janeiro en particular. El texto aborda principalmente temas referentes a la problemática de la vivienda, los derechos laborales, información y participación ciudadana, accesos a los servicios públicos, movilidad y seguridad pública.

Para conocer el dossier completo, lea aquí.

2 comentários:

  1. Esse é o caminho, uma denúncia dos desmandos do pré copa e olimpíadas,atropelo e desrespeito ao povo.

    ResponderExcluir
  2. A reportagem testemunha um tempo feroz de governos que não conhecem o respeito e os direitos dos de baixo.

    ResponderExcluir