16 de janeiro de 2012

Comitê popular dos megaeventos do Rio retoma suas atividades


*Reportagem escrita disponível em português e espanhol
Sebastián Soto Coll
Coletivo Tatuzaroio

O Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas retomou no último dia 10 desse mês suas atividades no estado do Rio de Janeiro. A plenária ocorreu nas dependências do Sindicato dos Profissionais da Educação (SEPE) e serviu para recomeçar os trabalhos e para planejar as ações para 2012.

Orlando Santos Júnior, membro do Comitê Popular e representante do Observatório das Metrópoles, explicou para o Coletivo Tatuzaroio o caráter das reuniões do comitê e nos falou sobre o planejamento e os trabalhos que serão realizados neste ano. Veja a fala do professor.

Na pauta, diversos temas foram abordados, como a elaboração de um dossiê sobre os megaeventos e os direitos humanos no Rio de Janeiro e a massiva transferência de dinheiro público para empresas privadas. Outros pontos também ganharam destaque, como a problemática situação que vive a comunidade Belém Belém, localizada no bairro de Pilares e novamente ameaçada de remoção por conta das reformas que Engenhão sofrerá para as Olimpíadas. Em 2007, época em que o Rio sediava os Jogos Pan-americanos, essa mesma comunidade também foi ameaçada.

A remoção das comunidades para os Megaeventos parece ser o enredo para o carnaval deste ano no Rio e o Estado avança para concretizar o projeto de higienização social. Invalva Mendes, da comunidade Vila Autódromo e integrante do Comitê Popular, nos relatou a preocupação e o estado de alerta que se encontra sua comunidade frente à abertura de uma licitação entre Estado e empresas privadas para as obras no entorno da Vila Autódromo. O projeto se desenvolve num modelo que ficou conhecido como “Parceria Público Privada” (PPP), um acordo entre empresas privadas e instituições públicas Veja a entrevista com Inalva.


TKCSA

Além dessas questões, as mobilização que estão sendo realizadas no bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio, por conta dos impactos provocados pela empresa TKCSA também foram debatidas na reunião. Atualmente essa empresa encontra-se sob investigação da Assembleia Legislativa do Rio, que apura denúncias de crimes ambientais cometidos pela empresa.
A próxima reunião do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas ocorrerá no dia 24 de janeiro (quarta-feira) nas dependências do SEPE, com horário a definir.



Comité Popular de los mega-eventos vuelve a las actividades

Sebastián Soto Coll
Coletivo Tatuzaroio

El 10 de enero del presente año fueron retomadas las reuniones del Comité Popular de la Copa y las Olimpíadas de Rio de Janeiro. La plenaria se desarrolló en las dependencias del SEPE (Sindicato de los profesionales de la Educación) comenzando así el trabajo y la planificación para este año 2012.

El profesor Orlando Santos Junior, miembro del Comité Popular y representante del Observatorio de las Metrópolis, explicó para el colectivo Tatuzaroio el carácter de las reuniones del comité y nos habló sobre la planificación y el trabajo que llevarán a cabo este año. Vea la entrevista en portugués aquí.

La reunión contó con una pauta que abordó diversos temas, entre ellos: la elaboración de un dossier sobre los mega-eventos y los derechos humano en Rio de Janeiro; se discutió sobre la masiva transferencias de dinero público para empresas privadas; se abordó la problemática situación que vive la comunidad Belem Belem ubicada en el barrio de Pilares en Rio por las obras que se están haciendo el estadio Engenhão; se habló también sobre las movilizaciones realizadas en la localidad de Santa Cruz por los impactos provocados por la empresa TKCSA, la que está generando graves problemas socio-ambientales que afectan la vida de los pobladores y pescadores del lugar.

Así mismo, Inalva Mendes de la comunidad Vila Autódromo, nos relató la preocupación y el estado de alerta de su comunidad frente a la abertura de la licitación del proyecto que involucra a la comunidad y que sigue la lógica conocida como "Parceria Publica Privada" (PPP).  Este es un acuerdo entre públicos y privados, cuyas bases no se han dado a conocer a la sociedad. Vea a continuación la entrevista con la integrante del Comité Popular aquí.

La próxima reunión del Comité Popular de la Copa y las Olimpíadas fue fijada para el día martes 24 de enero en las dependencias del SEPE, en un horario por definir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário