11 de maio de 2012

Movimentos de MG dizem não à privatização dos aeroportos


 *Reportagem escrita disponível em português e espanhol

André Vieira
Coletivo Tatuzaroio

De Belo Horizonte - Dezenas de integrantes dos movimentos sociais ocuparam no dia 30 de abril o Aeroporto Internacional de Confins, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte. Os ativistas exigiam melhores condições de trabalho para os aeroviários e o fim da privatização dos aeroportos.


Segundo Valter Aguiar, diretor de comunicação do Sindicato dos Aeroviários de Minas Gerais, o protesto ocorre devido às más condições que estão submetidos os trabalhadores da aviação. "Estamos fazendo um ato contra as privatizações dos aeroportos e também para denunciar todas as mazelas das companhias aéreas, que além de não contratar novos trabalhadores, obrigam aos demais a cumprirem a função de três profissionais", denuncia o sindicalista.

Pacificamente, os manifestantes percorreram o aeroporto dialogando com passageiros e trabalhadores sobre os riscos da privatização do setor. No Brasil, os aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos, os dois últimos em São Paulo, serão entregues a empresários por conta da Copa do Mundo, que ocorrerá em 2014.

O protesto fez parte das atividades do IV Encontro dos Movimentos Sociais de Minas Gerais, que reuniu centenas de militantes entre os dias 27 e 30 de abril na capital mineira.
 
Movimientos de MG dicen NO! a la privatizacion de los aeropuertos

André Vieira
Coletivo Tatuzaroio

De Belo Horizonte -  Decenas de integrantes de los movimientos sociales ocuparon en el dia 30 de abril el aeropuerto internacional de Confins, ubicado en la region metropolitana de Belo Horizonte. Los activistas exigían mejores condiciones de trabajo para los aeroportuarios y el fin de la privatizacion de los aeropuertos.

Según Valter Aguiar, director de comunicacion del Sindicato de los Aeroportuarios de Minas Gerais, la protesta se debe a las malas condiciones a las que están sometidos los trabajadores. "Estamos haciendo un acto contra las privatizaciones de los aeropuertos e tambien para  denunciar todas las irregularidades de las compañías aereas, que ademas de no contratar nuevos trabajadores, obligan a los demas a cumplir los deberes de tres profesionales" denuncia el sindicalista.

Pacificamente, los manifestantes recorrieron el aeropuerto conversando con pasajeros y trabajadores sobre los riesgos de la privatizacion del sector. En Brasil, los aeropuertos de Brasilia, Viracopos y Guarulhos, los dos últimos en São Paulo, seran cedidos a empresarios debido a la copa del Mundo en el año 2014.     

La protesta formó parte de las actividades del IV encuentro de los movimientos sociales de Minas Gerais, que reunió cientos de militantes entre los dias 27 y 30 de abril en la capital minera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário